3
1
PATROCINADO

Dez dias após sair da cadeia, Faye discursa feito Presidente do Senegal: “Comprometo-me a lutar contra a corrupção a todos os níveis”

Victória Maviluka
26/3/2024
1
2
Foto:
DR

Esmagadora vitória de Faye foi reconhecida tanto pelo Presidente cessante, Macky Sall, como pelo antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba.

Governar com humildade, transparência e lutar contra a corrupção a todos os níveis é o que Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos, promete da sua presidência no Senegal.

Na primeira intervenção pública, nesta segunda-feira, em Dakar, capital do país, o homem que há dez dias saiu da cadeia para se tornar Presidente do Senegal disse que vai esforçar-se para reconstruir as instituições e reforçar as bases da coexistência.

"As eleições presidenciais que acabámos de viver são, acima de tudo, uma vitória do povo senegalês na luta pela defesa da soberania e dos valores democráticos. Esta vitória pertence, portanto, a todos os senegaleses aqui e na diáspora", enfatizou, em conferência de imprensa.

A esmagadora vitória de Faye foi reconhecida tanto pelo Presidente cessante, Macky Sall, como pelo antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba. 

Os dois experientes políticos felicitaram-no pelo triunfo alcançado logo à primeira volta nas presidenciais de domingo, 24, que culminaram com a escolha do 5.º Presidente da história do país da África Ocidental.

Bassirou Diomaye Faye era conhecido, antes de ser eleito Presidente do país, como um opositor antissistema. É a primeira vez, em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal, que um candidato da oposição vence à primeira volta. 

Com 44 anos, acabados de completar nesta segunda-feira, 25, e sem nunca ter ocupado qualquer cargo electivo à escala nacional, Faye torna-se, assim, no mais jovem Presidente do Senegal.

A comunidade internacional acompanhou com atenção as eleições no Senegal, uma vez que o país, com 18 milhões de habitantes, é considerado uma das nações mais estáveis de uma África Ocidental abalada por golpes de Estado.