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PATROCINADO

Peso do Governo no volume de investimento do mercado nacional de publicidade reduz para 31%

Sebastião Garricha
10/5/2024
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Foto:
Andrade Lino

Depois do Governo, o serviço de saúde é o sector de actividade que mais investiu em publicidade, seguido pela Banca e Seguros com pelo menos 960 mil e 947 mil kwanzas, respectivamente, diz IAOP.

O Governo gastou pouco mais de 8,137 milhões de kwanzas com publicidade em 2023, que pesaram 31% no volume de investimento do mercado nacional do sector, menos 4% que os 35% registados em 2022, segundo dados do Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP), expressos no mais recente anuário sobre Media e Publicidade.

De acordo com o documento, além das publicidades institucionais do Governo, o mercado nacional encaixou 2,964 milhões de kwanzas, seguidos pela Banca com pelo menos 960 mil kwanzas, Seguros com 947 mil kwanzas, serviços recreativos/culturais com pelo menos 942 mil kwanzas, Feiras, certames e exposições com 777 mil kwanzas.

A lista continua com a Media, que investiu cerca de 722 mil kwanzas em publicidade, seguida de perto por grande superfícies com 704 mil 146 kwanzas, carácter legal/emprego com 667 mil 186 kwanzas, alimentação com pelo menos 640 kwanzas, comércio e atalho com 541 mil 381 kwanzas e Construção, Obras Públicas/imobiliário com 490 mil 366 kwanzas.

De modo geral, o volume de investimento em publicidade no mercado nacional atingiu os 26, mil milhões de kwanzas em 2023, mais 3,27% que os 25,6 mil milhões de kwanzas encaixados em 2022, segundo dados do Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP).

MINTTICS destaca importância do investimento em publicidade

Para José Cuato, responsável pela Direcção Nacional de Publicidade do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), a publicidade “é um factor importante para o financiamento dos órgãos de Comunicação Social”. Julga, também, ter influência positiva sobre a construção da democracia.

"Financiando os órgãos de comunicação social, estamos a financiar também a própria democracia”, afirmou o director nacional de Publicidade, apontando a publicidade como a melhor forma de se investir e dar liberdade editorial aos órgãos de comunicação social.

Por ocasião do lançamento da 7.ª edição do Anuário sobre Media e Publicidade, José Cuato revelou que se está a trabalhar numa proposta legislativa que vai regular a publicidade institucional do Estado.