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TAAG acelera para estar mais “apetecível”

António Nogueira
24/9/2020
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Foto:
Carlos Aguiar

A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) está a correr contra o tempo para estar disponível, da melhor forma, para potenciais investidores que em 2022 estejam interessados em adquirir a companhia.

Desconhece-se  até ao momento, pelo menos de forma oficial, o modelo de privatização que está a ser preparado para a companhia aérea nacional, mas o seu actual presidente da comissão administrativa, Hélder Preza, já avisou, numa recente entrevista à Televisão Pública de Angola, que o parceiro pretendido para esse efeito deverá, no mínimo, ter know-how na indústria de transporte aéreo e capacidade financeira para injectar dinheiro fresco na companhia.

Agora transformada em sociedade anónima, a TAAG já deu outros passos para se tornar mais “apetecível” para o mercado, sendo um dos mais significativos a redução do seu capital social, que passou de 700 mil milhões para 127 mil milhões de kwanzas, além de ter alterado a sua estrutura accionista.

Apesar das transformações efectuadas, a empresa vai manter-se ainda assim na esfera pública, sendo a sua estrutura accionista agora partilhada entre o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), com 50%, e a Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA), com 40%.

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English version

TAAG running up to become more “appetizing”

TAAG Angolan Airlines is running against the clock to be available, in the best possible way, to potential investors who may are interested in acquiring part of the company’s assets, under PROPRIV, in 2022.

It is not yet known, at least officially, what kind of privatization model is being prepared for the national airline, but its current chairman of the administrative committee, Hélder Preza, warned in a recent interview with the Public Television of Angola, that potential partners should have know-how in the aviation industry and financial capacity to inject fresh funds into the company.

Now transformed into a public limited company, TAAG has already taken other steps to become more “appetizing” to the market, the most significant being the reduction of its share capital, which went from 700 billion to 127 billion kwanzas, in addition to changing its shareholding structure.

Despite the transformations, the company will still remain in the public sphere, with its shareholding structure now shared between the Institute for the Management of State Assets and Participation (IGAPE), with 50%, and the National Air Navigation Company (ENANA), with 40%.

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