3
1
PATROCINADO

Televisão: a Rainha das salas de estar em Angola

Filipa Cerejeira
17/11/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

“A televisão não é apenas um meio de comunicação, ela é um membro da família com lugar de destaque à mesa”.

Ao celebrar quase um século de existência, a televisão não é apenas uma testemunha da evolução do tempo, mas uma presença poderosa que transcende gerações. Um percurso que tem, nos dias de hoje, provavelmente o maior desafio da sua existência, tanto com a era digital e o surgimento das plataformas de streaming, como pela gigante mudança nos hábitos de consumo de conteúdos, com a chegada do conteúdo não linear (sob demanda).

Enquanto alguns debatem a relevância da televisão na era digital, estudos de mercado demonstram o quão forte ela continua em Angola, com uma cobertura impressionante de 95% da população. E se 95% dos angolanos veem habitualmente televisão, e 70% fá-lo diariamente, como podemos ignorar dados tão expressivos que traduzem a forma como as pessoas ainda consomem e vivem a televisão?

Ela é o lugar onde a novela é discutida na rua como se fosse realidade, onde todos são críticos de futebol e a conexão acontece entre amigos e familiares que se juntam para assistirem aos seus programas favoritos.

A ‘caixinha mágica’ continua a ser uma constante companheira, cativando audiências e mantendo-se como o meio mais poderoso e credível para informar, entreter e unir pessoas. A televisão não é apenas um meio de comunicação, ela é um membro da família com lugar de destaque à mesa.

E enquanto algumas marcas podem ser tentadas a perseguir as últimas tendências digitais, afastando-se da televisão, as famílias angolanas continuam a reunir-se em torno dela.

Se observarmos os canais mais relevantes em Angola, como a ZAP Novelas, TPA, ZAP Viva, TV Zimbo ou o Blast, é notório como as marcas se associam a conteúdos e canais específicos para atingir diferentes públicos-alvo, beneficiando-se da força e alcance popular que só a televisão pode oferecer.

Chegou a hora de pensar fora da caixa (ou da tela)! e abraçar uma nova era onde a televisão e as marcas caminham de mãos dadas na exploração de todas as potencialidades, com formatos inovadores e altamente eficazes que vão além dos intervalos.

Então, neste Dia Mundial da Televisão, celebremos com um brinde à Rainha da sala de estar em Angola!