3
1
PATROCINADO

Valor do património do Estado rondava os 6,12 biliões Kz em 2022

Victória Maviluka
10/5/2024
1
2
Foto:
DR

Em 2022, foram inventariados 3,3 milhões de bens, distribuídos por cinco categorias: Móveis, Veículos, Imóveis do domínio privado do Estado, Imóveis de domínio público e Activos intangíveis.

O património líquido do Estado angolano em 2022 estava avaliado em 6,12 biliões de Kwanzas, consultou a revista Economia & Mercado na Conta Geral do Estado referente àquele ano.

O valor, refere o documento publicado esta semana, é o resultado do processo de inventariação relativo aos bens públicos e factos patrimoniais ocorridos em 2022, tendo-se verificado um aumento de 17%, comparativamente ao ano anterior.

“O aumento registado deve-se essencialmente ao facto de o total das aquisições terem sido superiores ao valor das amortizações, dos ajustes e correcções efectuadas nos inventários, bem como dos abates registados ao longo do período”, lê-se no relatório.

Em termos de composição do Valor Patrimonial Líquido (VPL) e das quantidades por categoria de bem, foram inventariados 3,3 milhões de bens, distribuídos pelas cinco categorias estabelecidas por lei, nomeadamente Móveis, Veículos, Imóveis do domínio privado do Estado, Imóveis de domínio público e Activos intangíveis, acrescenta o documento.

Explica que, em relação às quantidades de patrimónios inventariados nas diversas categorias, os bens móveis representam 96,7%, seguidos dos veículos, com cerca de 2%. 

A inventariação efectuada em 2022 apontava para uma representação de cerca de 0,5% dos bens imóveis do domínio privado do Estado, enquanto os bens Imóveis do domínio público e os Activos Intangíveis tiveram ambos uma participação de 0,4%, respectivamente.

O relatório especifica que a categoria com maior VPL é a de Imóveis de Domínio Privado, com valores na ordem dos 3,48 biliões Kz, seguida dos Imóveis de Domínio Público, cifrando-se em 2 biliões, representando um aumento de 74% face ao período homólogo. 

As categorias de Móveis, Veículos e Activos Intangíveis registaram valores na ordem dos 489,25 mil milhões de Kwanzas, 143,45 mil milhões Kz e 6,1 mil milhões, respectivamente.