3
1

A China inovadora

No processo de evolução tecnológica, o Governo chinês jogou um papel determinante, protagonizando o chamado movimento “Go Global”, com um financiamento massivo em Investigação e Desenvolvimento.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

1. Há pouco mais de uma década, escrevi um artigo de opinião debruçando-me sobre as perspectivas económicas de alguns países, tendo como pano de fundo a atenção dada à problemática da Investigação e Desenvolvimento (I&D). Concluí, então, que as nações mais desenvolvidas eram precisamente as que mais recursos investiam em I&D, com os EUA à cabeça seguidos por países da Europa Ocidental e pelo Japão.

2. Não obstante terem já, na altura, um volumoso Produto Interno Bruto (PIB) a Índia e China não figuram naquele leque de países, questionando-me então, por isso, sobre a sua capacidade para, em tempo útil, se colocarem entre os países da linha da frente.

3. Os dados mais recentes mostram, porém, que não foi preciso muito tempo para a China tomar a dianteira em matéria de Inovação, fruto de um plano estratégico bem elaborado.

Leia mais na edição de Janeiro de 2019

Economia&Mercado – Quem lê, sabe mais!

7