3
1

À descoberta dos benefícios do café

Já foi um dos principais produtos de exportação de Angola, país que, na década de 1970, chegou a ser o maior produtor de café de África e o terceiro do mundo, depois do Brasil e da Colômbia.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Enquantose aguarda por mais investimentos no sector, a determinação dos empresários dáos primeiros sinais de recuperação de um negócio que poderá desempenhar umpapel social de destaque.

Numamanhã fria e chuvosa de finais de Agosto, a paisagem na fazenda Cabuta assumeum aspecto quase fantasmagórico, com a densa neblina a enganar a visão e atransformar em vultos as árvores, os edifícios, os carros e as pessoas. Tivessechegado uns dias antes e teria obrigado os trabalhadores da fazenda a umesforço suplementar, apressando-os a retirarem do terreiro os grãos de café quepor ali secam, antes de seguirem para as instalações da fábrica deprocessamento local ou para os armazéns dos compradores das colheitas.

Nesta altura do ano, já lá vai a época da colheita e a da secagem está a terminar,com a quase totalidade dos bagos do café já armazenados nas instalações da fábrica onde serão descascados e processados até serem embalados, num processo que os responsáveis se orgulham de definir como 100% orgânico.

Leia mais na edição de Outubro de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado