3
1

A excelência é inegociável

Dárdano Santos é Keynote Speaker com 15 anos de experiência e fundador da Conferência Internacional de Liderança “MOVE Angola”.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Certificado como coach pela Internacional Coaching Community, Dárdano foi, durante cinco anos, o director para a área de Negócio Institucional e director de Mecenato e Investimento Social, (Responsabilidade Social), no Banco Privado Atlântico. Actualmente, exerce funções de assessor administrativo
 na Academia BAI para a Área de Formação Profissional.

Economia & Mercado (E&M) - Qual é o segredo para se ser um bom gestor na área da Formação?


Dáradano Santos (DS) - Não sei se há segredos para se ser um bom gestor. Vou chamar-lhes mantras... Há pessoas que podem ser líderes sem nunca virem a ser gestores e também temos gestores que, se não fizerem um caminho de crescimento de liderança, eventualmente serão sempre gestores e nunca líderes. Neste sentido, acho que o maior mantra para se ser um grande gestor com a valência de um grande líder, e vice-versa, é sabermos quem somos e isso não tem muito a ver com cargos. As pessoas deveriam parar para pensar e responder a esta pergunta: “Quem é que eu sou?” Quanto mais nós nos conhecermos, mais preparados estaremos para entender melhor os outros e, acima de tudo, percebermos também onde é que estão as nossas limitações.

E&M - Ser gestor, ou líder, é desafiante. Para si, quais têm sido os principais obstáculos na área em que actua?

DS - Não considero que a vida tenha obstáculos. Acho que ela nos dá oportunidades decrescermos e tudo aquilo que aparece na nossa vida de menos agradável não deveria ser entendido como um obstáculo, mas sim como uma forma de encontrarmos a melhor versão de nós próprios, e também de descobrirmos coisas que, se não tivéssemos aquele contratempo, nunca iríamos descobrir acerca da nossa vida. A nível corporativo, como assessor e como fundador da “MOVE Angola”, o meu maior desafio é mostrar às pessoas que a excelência é inegociável.

Leia mais na edição de Março de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7