3
1
PATROCINADO

“A nossa arrecadação [diamantífera] está hoje pela metade” - secretário de Estado dos Recursos Minerais

Victória Maviluka
2/9/2024
1
2
Foto:
DR

Executivo espera ultrapassar, até Dezembro próximo, a barreira de produção de 10 milhões de quilates de diamantes, sobretudo com a entrada em cena da mina do Luele.

Angola está a comercializar diamantes pela metade do preço praticado há dois anos, face ao contexto do mercado internacional, o que tem impacto negativo nas empresas, economia e projectos sociais, afirmou o secretário de Estado dos Recursos Minerais.

“A nossa arrecadação de receitas está hoje pela metade e isso tem muito a ver com a situação internacional. Estamos a vender hoje [os diamantes] pela metade do preço que vendíamos há dois anos”, observou Jânio Correa Victor.

Numa recente conferência de imprensa de apresentação da II Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC, na sigla inglesa 2024), a acontecer entre 23 e 24 de Outubro, em Saurimo, na Lunda-Sul, o governante referiu que pelo menos nove milhões de quilates de diamantes foram já produzidos no percurso deste ano.

Sem se referir ao volume de receitas arrecadadas este ano, o secretário de Estado dos Recursos Minerais salientou que, até Dezembro, o Executivo espera ultrapassar a barreira dos 10 milhões de quilates, sobretudo com a entrada em produção da mina do Luele.