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A TAAG deixa de ter escritórios próprios e adopta modelo GSA na operação de Lisboa

Cláudio Gomes
29/8/2022
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Foto:
DR

A decisão decorre das acções de saneamento financeiro, de optimização da estrutura de custos e da eficiência operacional da empresa angolana de aviação civil, de acordo com um comunicado.

No documento em posse da Economia & Mercado, companhia angolana informa que estudos mais recentes sobre a estrutura de custo da companhia “validaram” como “melhor opção de custo/benefício a adopção do modelo de representação através de um GSA”.

“A TAAG sendo uma entidade SA (Sociedade Anónima) e sem dotação do orçamento de Estado está incumbida em tornar a sua operação rentável de forma sustentável, adoptando as melhores práticas de gestão, compliance, e atingindo níveis de desempenho e eficiência ajustados ao contexto competitivo do sector da aviação”, esclarece a administração da empresa de capitais público.

Segundo as Linhas Aéreas de Angola, trata-se do modelo de agenciamento General Sales Agent (GSA) que levará a substituição dos escritórios próprios na escala de Lisboa, mantendo apenas “um núcleo essencial de colaboradores”. “O modelo de GSA já foi aplicado com sucesso pela TAAG em outras geografias, nomeadamente em Madrid (Espanha), Brasil e África do Sul onde, a exemplo de Portugal, se mantém uma equipa mínima essencial TAAG”, lê-se.

O modelo GSA, de acordo com o essencial do comunicado, demonstra ser o formato mais eficiente para a companhia, uma vez que assegura uma “maior economia de custos” tornando a empresa ainda “mais ágil para lidar com volatilidade de mercados externos”, o que “tem trazido resultados bastante positivos ao nível do desenvolvimento do negócio”, resultando num “maior volume de receitas e mais atractividade comercial nas escalas”.

Informa que fruto da análise feita a estrutura de custos da companhia, diagnosticou-se que as escalas internacionais no modelo tradicional, ou seja, escritório próprio + staff, eram bastante onerosas e pouco flexíveis para situações de crise, como foi a pandemia de Covid-19, bem como para a volatilidade do mercado.

Deste modo, pode-se conferir no comunicado, este tipo de transição de modelo de actuação é feito com rigor e em cumprimento com os aspectos jurídicos e legislação laboral local, levando em consideração os recursos humanos impactados pela alteração do modelo funcional da operação.

Summerwind GSA

O comunicado da TAAG informa que a Summerwind é uma empresa que possui mais de 25 anos de experiência nos domínios da representação de companhias aéreas e um registo de excelência quanto a qualidade de serviço e atendimento personalizado ao cliente, tendo merecido a confiança de mais de 15 companhias aéreas, enquanto clientes de diversos países do mundo.

Esclarecem, também, que “não existe nenhuma ligação familiar entre o CEO da Summerwind, Federico Lledo Soria e o CEO da TAAG, Eduardo Fairen Soria e que “‘Soria’ é um apelido muito comum em Espanha”. “Este conceito foi adoptado com sucesso em várias escalas da Companhia e é agora implementado na escala de Lisboa, que será gerida pela entidade Summerwind GSA”, lê-se.

Informa que a TAAG tem vindo a ajustar o formato da sua presença internacional, especificamente com a transição de escritórios próprios para o regime de agenciamento, externalizando o atendimento local cujos serviços passam a estar concentrados numa entidade especializada.

Tranquilizando os clientes e stakeholders, a empresa informa que a adopção desta modalidade “não implica o fecho da TAAG nos países onde o GSA é implementado”, muito pelo contrário, salienta, significa que a TAAG em Portugal “continuará a prestar os seus serviços”, esperando-se inclusive um aumento da sua eficiência e qualidade no atendimento ao cliente.

Angola Airlines – foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, cidade capital. A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando actualmente 14 destinos domésticos e 12 destinos internacionais.

Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente transporte de carga um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A TAAG tem um profundo orgulho na sua história, serviço e foco na melhoria contínua.