3
1
PATROCINADO

Abertas 1000 contas CEVAMA por mês

Ladislau Neves Francisco
25/2/2022
1
2
Foto:
Isidoro Suka

As Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento e Correctoras estão preocupadas com a dificuldade de liquidação e transacção dos títulos.

Durante os encontros do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e as instituições supervisionas, que aconteceram nos dias 24, 26 e 28 de Janeiro do corrente ano, a CMC partilhou dados que dão conta da abertura de mil contas CEVAMA (Conta para custódia de títulos) por mês, demonstrando um aumento do nível de literacia financeira.

Além desta informação, conforme o documento a que a E&M teve acesso, a CMC partilhou dados da performance do mercado durante o mês de Dezembro de 2021, ilustrando o panorama dos diferentes segmentos activos na CMC, com destaque para o nível de negociação na BODIVA, o número de entidades registadas na CMC, a indústria dos organismos de investimento colectivo e os dados relativos a instrumentos derivados. 

Dos encontros evidenciou-se também as preocupações levantadas pelas correctoras e Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Colectivo  ligadas a possibilidade de constituição de organismos de investimento colectivo em moeda estrangeira, a necessidade de criação da contraparte central e a dificuldade de liquidação de transacção dos títulos.

Tratou-se de um ciclo de reuniões com as Instituições que visaram estreitar os laços de cooperação, auscultando-as relativamente às questões ligadas ao mercado de valores mobiliários, conhecer as suas preocupações, dificuldades, anseios, perspectivas, bem como colher contributos em prol do bom funcionamento do mercado. 

A CMC procura com estas reuniões criar uma política de proximidade com os operadores do mercado, factor definido como parte integrante da sua estratégia para dinamização do Mercado de Capitais.