3
1
PATROCINADO

Activos do BCI vão a leilão no final desta semana

Cláudio Gomes
13/12/2021
1
2
Foto:
DR

O primeiro leilão em Bolsa que irá alienar 100% dos activos do Banco de Comércio e Indústria (BCI), sob promoção da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) acontece na sexta-feira, 17 deste mês.

Cita pela Angop, a nota da BODIVA refere que o leilão será o primeiro leilão a ser realizado no país para a privatização de um banco comercial, é dirigido a candidatos especialmente qualificados para assumirem a sua privatização.

Enquadrado no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), tutelado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), escreve a agência nacional de notícias, trata-se de uma Sessão Especial a ser realizada pela plataforma de Leilão Electrónico.

“De salientar que o leilão é o passo culminar do processo de privatização do BCI, no âmbito do PROPRIV, e tem como objectivo a descoberta da melhor oferta e do candidato vencedor, previamente qualificado”, refere a nota do IGAPE citada pela Angop, acrescentando que as especificidades do leilão estão melhor detalhadas no referido site.

O leilão terá a duração inicial de 30 minutos. A mesma poderá ser acompanhada no website www.bodiva.ao/sala-virtual.

Este processo de privatização do Banco de Comércio e Indústria, que teve várias etapas, começou com 16 propostas não vinculativas de interessados nacionais e estrangeiros, entre as quais foram encontradas, pela Comissão encarregue, duas empresas concorrentes que vão a leilão.

O BCI tem na sua estrutura accionista actual o Ministério das Finanças (98,915%), a Sonangol, Ensa, Porto de Luanda e TAAG, com 0,1894% cada, a Ceval, TCUL, Endiama e Angola Telecom, todas com 0,0794%, e a Bolama (0,0094%).