3
1
PATROCINADO

Administradora do BDA afirma existir estratégia para recuperar crédito mal parado

Ladislau Neves Francisco
12/7/2021
1
2
Foto:
DR

À margem do fórum “Governance in the New Era”, Mariana Aragão falou sobre a estratégia para recuperação do crédito em incumprimento que em dois meses permitiu recuperar 28% dos activos previstos.

“O crédito em incumprimento prejudica sempre”. Defendeu a Administradora que continuou dizendo que o crédito em incumprimento pesa sempre nas contas das instituições financeiras bancárias. “Se os créditos não são pagos, diminui os activos dos bancos, que são obrigados a registar as imparidades desses créditos, e a consequência é financiarmos menos porque há menos recursos para se investir na economia”. Concluiu a responsável.

Mariana Aragão reconheceu ainda que o crédito em incumprimento é um tema transversal à toda banca. “Face à nossa actal carteira de crédito em incumprimento, esta administração, no âmbito do plano de negócios para o exercício de 2021, tomou a decisão de lançar uma campanha de recuperação de crédito que passa, essencialmente, pelo perdão total de juros de mora e perdão parcial dos juros remuneratórios, até 70%. começou em Maio, vai até Dezembro deste ano, está a correr bem, já com taxa de sucesso de 28% em dois meses. Para os clientes que queiram aderir, a campanha prevê condições especiais no caso de liquidação da dívida em prestação única ou até 6 prestações no prazo de 12 meses.