Existente há mais de 20 anos no mercado africano, Uganda, Serra Leoa, Gâmbia e República Democrática do Congo, com uma base de 12 milhões de clientes, Africell entra no mercado angolano, no quadro das estratégias de melhoria dos serviços móveis, de acesso universal à internet para a edificação de uma sociedade de informação, combate à info-exclusão e aumento da literacia digital.
Em declarações à ANGOP, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel da Silva Borges, disse no Huambo, que a operadora de telefonia móvel “Africell” entra em funcionamento em Dezembro deste ano.
Sobre o ponto de situação do processo de certificação da quarta operadora no país, o responsável fez saber ainda que, depois da conclusão do processo concursal, a operadora tem vindo a trabalhar internamente com as autoridades angolanas.
Além dos serviços de telefonia móvel e internet, Matias Manuel da Silva Borges avançou que a Africell vai, igualmente, disponibilizar os serviços de televisão digital e mobile Money, que consiste no envio de dinheiro à distância, com recurso a telefones.
Referiu que, com a certificação da Africell, espera-se um novo paradigma neste sector em Angola, através da inclusão de novos serviços e oportunidades em termos de impactos de redução de preços, para que a população tenha capacidade de escolha em termos de serviços prestados pelas operadoras.