3
1
PATROCINADO

AIESPA aposta no seu capital humano

Cláudio Gomes
17/11/2021
1
2
Foto:
DR

Apesar das dificuldades financeiras, as universidades angolanas têm feito esforço tendentes a melhorar as condições lectivas e a formação do seu capital humano, disse o porta-voz da instituição.

Em entrevista à Economia & Mercado, Laurindo Viage disse, no início desta semana, que as instituições filiadas na Associação das Instituições do Ensino Superior Privado Angolano (AIESPA) têm vindo a promover formações para o seu quadro docente na dimensão pedagógica (Agregação Pedagógica).

A título de exemplo, informou que neste sábado, 20, terá lugar uma acção formativa voltada para a “especialização em gestão do ensino superior”, com um ano de duração, para gestores - reitores, decanos, directores, chefes de departamentos, entre outros - e visa capacitar os quadros para as "boas práticas de gestão universitária".

Informou também que algumas universidades nacionais, de forma unilateral, como é o caso da Universidade Católica de Angola (UCAN), têm financiado bolsas para mestrados e doutoramentos do seu quadro docente. “Neste momento tem mais de 12 professores em formação, em Portugal, Inglaterra e Estados Unidos”, disse.

Segundo o porta-voz, em colaboração com a Universidade Aberta de Lisboa, as universidades vinculadas a AIESPA iniciaram formação de docentes para o ensino a distancia. "Participaram nesta 1ª edição 25 professores financiados pelas próprias universidades e pela AIESPA. Esta formação vai continuar, porque só assim, poderemos implementar a norma que autoriza o ensino a distancia no nosso país", disse Laurindo Viage.