3
1

Ambiente. Projecto de tratamento de resíduos submetido a consulta pública

O projecto "Central de tratamento e valorização de resíduos" foi submetido recentemente em Luanda, a consulta pública, no âmbito da avaliação do impacto e licenciamento ambiental.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

Inserido no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o projecto tem como objectivo a construção de uma infra-estrutura para a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU,s), integrando um aterro sanitário e diversas estruturas de apoio.

A ser instalada em Luanda, no município de Belas, numa superfície de 123 hectares, a unidade destina-se a deposição final dos resíduos sólidos urbanos que não forem reciclados ou reaproveitados.  

Segundo a chefe de Departamento da Direcção Nacional de Prevenção e Avaliação de Impacto Ambiental, Ana Gonçalves, citada pela Angop, está previsto também a construção de uma áreas de valorização, preparação e reaproveitamento dos resíduos no mesmo perímetro.

A responsável informou, na ocasião, que a consulta pública tem como fito recolher a opinião pública, sobretudo da área onde se vai implementar o projecto, sobre o impacto que o mesmo vai gerar na vida da população.  

O projecto, de acordo com Ana Gonçalves, vai contribuir para a resolução do tratamento do lixo na província de Luanda, prevendo-se que seja uma solução ambientalmente adequada, que evite a sua deposição na via pública.  

A dirigente salientou ainda, que os aterros sanitários existentes na província não tem demostrado capacidade suficiente para responder a questão final do tratamento, considerando a necessidade de um pré-tratamento e reaproveitamento dos resíduos, tendo em conta que quanto muitos destes resíduos podem ser aproveitados e reciclados, como é o caso das sucatas e dos plásticos.  

O Ministério do ambiente pretende, ainda com esta iniciativa, saber que benefícios pode trazer o projecto para a população dos arredores, em particular, e da província, no geral, uma vez que o Governo de Luanda está interessado em empresas que se dediquem ao tratamento de RSU.

7