3
1

Amostra a granel revela nova fonte de diamante na mina do Lulo

Cláudio Gomes
17/1/2023
1
2
Foto:
DR

Foram recuperadas 41 diamantes em bruto de uma nova amostra a granel de kimberlito na mina de Lulo, localizada na Lunda Norte, incluíndo duas pedras especiais com peso de 15,27 e 12,37 quilates.

A informação que foi divulgada ontem, segunda-feira, 16, pela empresa mineira Lucapa Diamond Company, dá conta que dos diamantes recuperados, 12 são maiores que 1 quilate. Segundo a empresa que explora a mina do Lulo, estes têm um peso combinado de 50,21 quilates e representam 76% da descoberta em volume, sendo que o tamanho médio da pedra é de 1,61 quilates.

"O programa de exploração de kimberlito de Lulo forneceu provas tangíveis de que a província de kimberlito de Lulo hospeda fontes primárias contendo especiais, confirmando a (...) opiniões de longa data", disse o diretor-gerente da Lucapa, Stephen Wetherall, citado pelo portal Rapaport.

Acrescentando, o CEO disse que “as indicações preliminares são de que o depósito de kimberlito tem um tamanho médio de pedra muito grande (...), o que se compara muito favoravelmente a dois dos kimberlitos de fonte primária mais grosseiros do mundo, as minas de Mothae e Letšeng no Lesoto."

As diferentes distribuições de tamanho-frequência e características de diamante dos blocos aluviais de mineração de diamantes fornecem evidências de que existem múltiplas fontes primárias que contribuem para o bruto encontrado no poço aluvial principal de Lulo, explicou a Lucapa.

O kimberlito L164 é um dos vários que a empresa identificou como alvos de amostragem a granel. Ele continuará processando minério dos kimberlitos restantes, acrescentou.