A final do GMC 2022 teve lugar ontem, quarta-feira, 27 de Setembro, em Luanda, do qual participaram no jogo de simulação de gestão de empresa, concorrentes de Portugal, Índia, Rússia, Espanha, Camarões, China, Brasil, Estónia, Macau, Austrália, Benin, Panamá, Equador, Peru, Togo, Geórgia, Uzbequistão e Angola, que acolheu a competição.
A equipa angolana representada pela Zénite do Instic (Elísio Pataca, Delcio Almeida e Pedro Lunguiek) ficou em terceiro lugar, superada pela Rússia e China que ocuparam o segundo e primeiro lugar da classificação final.
Para o ecomomista e membro do Jurí, Carlos Rosado de Carvalho, a participação e classificação de Angola foi honrosa. É orgulhosa a classificação que eles tiveram em um concurso com países mais desenvolvidos que Angola e com um sistema de educação mais avançado que o nosso", afirmou o economista que também fez parte do corpo de jurados do GMC.
O também docente Universitário, apela que os jovens sirvam de inspiração para outros e que nas próximas edições do GMC sejam mais participarivos.
De acordo com o director da Soik Investiments, João Pereira, os jovens que participam no GMC têm uma oportunidade de expandir a rede de contactos, aprimorar habilidades de gestão e obter uma perspectiva global dos negócios.
Importa referir que Angola participa na competição desde 2007 através da SOIK Investments, entidade que representa o GMC em Angola.
O GMC é um simulador de gestão e é considerado o mais avançado do mundo, todos os anos é organizada uma competição nacional por uma empresa local nos países onde tem representação do GMC, a equipa vencedora da competição nacional no respectivo país participa na competição internacional num país a indicar pela organização do GMC.