3
1

Angola conta com mais de 250 médicos cubanos para combater a COVID-19

O contingente de médicos cubanos que vão reforçar as equipas de saúde criadas para combater o novo Coronavírus já se encontram no país. Trata-se de 256 médicos de diferentes especialidades.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Os especialistas cubanos chegaram a Luanda, durante as primeiras horas de hoje, a bordo de uma aeronave da TAAG, que, em simultâneo, transportou cerca de 30 toneladas de medicamentos diversos que serão administrados aos pacientes de Covid-19.

Para receber o grupo de médicos, oriundos da Ilha de Cuba, estiveram no Aeroporto 4 de Fevereiro, várias  entidades governamentais, com destaque para a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que informou que a medida visa dar respostas à actual situação e garantir a assistência especializada aos doentes, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A responsável informou, recentemente, numa das habituais  sessões de actualização de dados sobre o controlo epidemiológico e laboratorial, que os 358 casos suspeitos e as  695 pessoas que contactaram com pacientes infectados continuam a ser seguidos pelas autoridades sanitárias.

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde processou, até ontem, 1.113 amostras das quais 19 positivas. Angola registou, até ao momento, 19 casos positivos, dos quais dois recuperaram, e dois resultaram em óbitos. Todos os restantes 15 pacientes encontram-se internados nas unidades de referência da capital.

7