3
1
PATROCINADO

Angola entre as prioridades da ONU

Cláudio Gomes
19/10/2018
1
2
Foto:

A Organização das Nações Unidas considera a República de Angola um parceiro importante no contexto internacional, particularmente na “defesa do multilateralismo”.

Esta afirmação foi feita recentemente, em Beijing, na China pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres a margem de um encontro que manteve com o Presidente angolano, João Lourenço.

recentemente, em Beijing, António Guterres.

“Angola é hoje um dos países mais importantes da comunidade internacional na defesa do multilateralismo”, reconheceu o Secretário-Geral daquela instituição internacional.

O Secretário-Geral aproveitou a ocasião para convidar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a participar na semana de alto nível da Assembleia Geral dasNações Unidas marcada para o final deste mês.

António Guterres, reuniu-se com João Lourenço numa das unidades hoteleiras daquela cidade chinesa, onde no final do encontro declarou à imprensa que“terei o maior prazer se o Presidente João Lourenço nos der a honra de participar na semana de alto nível da assembleia geral”, salientou, Guterres acrescentando que “a presença de Angola será de maior relevo para nós”. 

O responsávelda maior instituição de unidade dos países a nível do mundo, disse que o encontrocom Estadista angolano, serviu para abordar “sobre vários assuntos de interessemútuo”.

ParaGuterres a cooperação das Nações Unidas com Angola é uma prioridadeconsiderando o seu papel a nível da região austral de África e dos GrandesLagos.

Emrelação a Cooperação Sino-africana, o Secretário-Geral da ONU considerou“extremamente importante” por ser um mecanismo de cooperação multilateral. 
Este dirigente está em Pequim a convite do Presidente chinês, Xi Jinping noâmbito do Fórum sobre a Cooperação Sino-africana.

Esta é asegunda vez que António Guterres visita Pequim apenas em 2018 e a terceiradesde que é Secretário-Geral das Nações Unidas.