3
1

Angola. Inaugurada mais uma fábrica de lapidação de diamantes

A Pedra Rubra é terceira fábrica de lapidação de diamantes em funcionamento no país e tem uma capacidade de processamento de cinco mil quilates de pedras de diamantes por mês.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

Com um investimento na ordem dos cinco milhões de dólares, a fabrica foi inaugurada esta semana, em Luanda, pelo ministro dos Petróleos e Recursos Minerais, Diamantino de Azevedo.

Citado pela Angop, o proprietário da fábrica, Hélder Milagre, disse, durante o acto, que a empresa actualmente a empresa conta com cinco lojas de venda de jóias, todas instaladas em Luanda.

O empresário referiu que um dos objectivos da empresa  passa por produzir, a curto prazo, jóias em quantidade suficiente visando satisfazer a procura do mercado interno.

De acordo com a Angop, o também gestor da unidade disse ter solicitado aos bancos comerciais facilidades na compra de divisas, tendo em conta que os diamantes em bruto são comprados em moeda externa e as vendas em Angola (jóias) são feitas em kwanzas.

Já o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, que procedeu à inauguração do empreendimento industrial, prometeu, na sequência da sua intervenção, debruçar-se sobre as preocupações apresentadas pelo empresário.

“Estamos a cumprir uma das recomendações do governo que é olhar para a produção, comercialização e transformação interna dos diamantes”, disse Diamantino Azevedo, que falou sobre as reformas no sub-sector mineiro e lembrou que “teremos um modelo semelhante ao que temos nos petróleos”.

A lapidadora Pedra Rubra (situada na Maianga, Luanda) junta-se à Stone Polished Diamond, inaugurada em Fevereiro deste ano e à Angola Polished Diamond, ambas situadas no Talatona, também em Luanda.

7