3
1
PATROCINADO

Angola participa na reunião do Processo Kimberly

Cláudio Gomes
21/6/2021
1
2
Foto:
DR

O país participará na reunião intercalar do Sistema de Certificação do Processo Kimberley que decorrerá esta semana (21 a 25 de Junho deste ano), através de uma plataforma digital.

Constituído por quadros da Comissão Nacional do Processo Kimberley ligados a Endiama e a Sodiam, noticiou esta semana a Angop, os peritos vão debater a questão da ética e responsabilidade na indústria diamantífera, bem como da definição de diamante de conflito.

Os participantes vão reflectir também em torno da situação na República Centro Africana (RCA), bem como a digitalização do certificado do Processo Kimberley, conforme a uma convocatória emanada pelo actual presidente do Processo Kimberley, Alexey Moiseev, citado pela agência nacional de notícias.

Outro ponto a ser discutido no encontro, segundo a Comissão Nacional do Processo Kimberley, é a auscultação das propostas dos potenciais candidatos a albergar o Secretáriado Permanente do Processo Kimberley.

Devem participar do certame os representantes dos 82 países membros do Sistema Internacional de Certificação do Processo Kimberley, sendo que a par da mesma reunião, prevê-se a realização de um fórum especial sobre a proveniência responsável de diamantes brutos.

O Processo Kimberley é o Órgão que garante a certificação dos diamantes vendidos em todo mundo, assegurando que os mesmos não são provenientes de zonas de conflitos.

Angola é membro do Processo Kimberley desde 2003, exerceu a presidência em 2015 e a vice-presidência em 2014.