3
1

Angola participa pela primeira vez numa cimeira de investimentos Commonwealth

Cláudio Gomes
4/12/2022
1
2
Foto:
DR

A Agência do Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) vai participar, pela primeira vez, de 5 à 6 de Dezembro, na Inglaterra, na Cimeira de Comércio e Investimento da Commonwealth.

A cimeira da CTIS (sigla em inglês), que contará com a participação de representantes dos 56 países membros da Commonwealth, contará com a presença de uma delegação angolana liderada pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da AIPEX, e membro do Conselho Consultivo Global do CWEIC, António Henriques da Silva, soube a Economia & Mercado em nota consultada esta semana.

Será a primeira vez que a AIPEX participará do evento na qualidade de membro Estratégico do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth (CWEIC), o que lhe permitirá, de acordo com o documento em referência, integrar numa mesa redonda que abordará o tema “O Futuro do Espaço de Trabalho Global”.

Como se pode ler na nota da AIPEX, Antonio Henriques da Silva se fará acompanhar de líderes empresarias do sector financeiro e industrial, nomeadamente gestores do Banco de Fomento Angola (BFA), o Banco Angolano de Investimentos (BAI), a Refriango e a Carrinho Lda.

Segundo o documento a que a Economia & Mercado teve acesso, a relação entre Angola (AIPEX) e o CWEIC iniciou no Fórum Empresarial da Commonwealth (CBF) em Kigali, no Ruanda, em Junho de 2022, que contou com a participação de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Chefes de Governo, ministros e mais de 1.700 líderes empresariais de toda a Commonwealth.

Na altura, lê-se, o presidente do Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), Lord Marland de Odstock, convidou a AIPEX para participar como Parceiro Estratégico no Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), representado pelo seu presidente, António Henriques da Silva, a integrar o Conselho Consultivo Global do CWEIC.

Além da AIPEX, fazem partos Parceiros Estratégicos globais do CWEIC as multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group; governos regionais, como a Cidade de Londres, o governo de Queensland e o governo de Jersey; países como Bangladesh, Malta e Reino Unido.

O CWEIC é uma organização sem fins lucrativos ou comerciais, em que os membros são admitidos apenas por convite. É a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth para promover o comércio e o investimento entre os países membros da Commonwealth.