3
1

Angola tem o 6º preço da gasolina mais baixo do mundo

A Venezuela lidera a lista dos países com menores preços de gasolina, com 0,22 cêntimos USD, ou seja, um litro de gasolina na Venezuela custa 9,6 Kz. A Líbia segue com 0,31 cêntimos USD (13,3 Kz).

1
2
Domingos Amaro
Fotografia
:
DR
Domingos Amaro

O preço médio actual da gasolina no mundo é de 1,41 USD por litro (610,24 Kz), uma subida de 18%, se comparado ao preço médio de 1,19 USD do mês de Julho de 2021, apesar de haver uma diferença substancial no preço entre os países.

Angola tem o sexto preço da gasolina mais baixo do mundo, com o preço de 160 Kz, equivalente a 37 cêntimos USD, perdendo três lugares face à Julho do ano passado, quando estava na terceira posição, apurou a E&M, de acordo com os mais recentes dados do Global Prices Petrol.

A Venezuela lidera a lista dos países com menores preços de gasolina, com 0,22 cêntimos USD, ou seja, um litro de gasolina na Venezuela custa 9,6 Kz. Em segundo lugar está a Líbia com 0,31 cêntimos USD (13,3 kz), seguida pelo Irão com 0,53 cêntimos USD (23,1 kz).

Como regra geral, os países mais ricos têm preços mais altos, enquanto os mais pobres e os países produtores e exportadores de petróleo têm preços significativamente mais baixos.

Os Estados Unidos representam uma excepção, pois são um país economicamente desenvolvido, mas ao mesmo tempo têm preços da gasolina relativamente baixos. As diferenças entre os preços da gasolina nos diferentes países devem-se a vários tipos de impostos e subsídios para a gasolina.

Todos os países compram o petróleo nos mercados internacionais pelos mesmos preços, mas impõem diferentes impostos. É por isso que a gasolina à retalho resulta de preços diferentes.

7