3
1
PATROCINADO

ANPG anuncia vencedores para os blocos das bacias do Baixo Congo e do Kwanza

Cláudio Gomes
24/9/2021
1
2
Foto:
DR

São nove os grupos empreiteiros que vão dar seguimento aos trabalhos de prospecção e exploração dos blocos das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, informou em nota a ANPG.

No documento, recepcionado hoje, sexta-feira, 24, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) informa que das nove empresas vencedoras deste concurso, três são estrangeiras e as restantes angolanas.

Dos Estados Unidos de América, lê-se na nota, são provenientes empresas como Itanka Group, parceira no Bloco Congo 1; e a Brite’s, parceira nos Blocos Kwanza 9, Kwanza 17 e Kwanza 20.

Segundo o documento, a MTI Energy, oriunda do Canadá, vai operar nos Blocos Congo 5, Kwanza 5, Kwanza 17 e Kwanza 20, além de ser também parceira no Bloco Kwanza 6.

Das empresas angolanas, 12 no total, de acordo com o documento, cinco são igualmente operadoras. “A Somoil será a operadora do Bloco Congo 1, a Mineral One do Bloco Congo 6, a Simples Oil do Bloco Kwanza 6, a Alfort Petroleum do Bloco Kwanza 8 e a AIS Angola do Bloco Kwanza 9”, pode-se ler.

O comunicado da ANPG refere ainda que destas empresas, algumas aparecem também na qualidade de parceiras, designadamente a Somoil e a Mineral One.

“Compõe também os grupos empreiteiros dos blocos agora adjudicados por este concurso as empresas angolanas Monka Oil, Omega, Prodoil, Prodiam, Upitec, Servicab e a Sonangol Pesquisa & Produção”, refere.

Anunciados os resultados do concurso e a composição dos grupos empreiteiros, a ANPG informa que dará início ao processo de negociação com cada um dos candidatos vencedores através da sua Direcção de Negociações, para que o “processo prossiga os trâmites legais e se possa depois passar à prospecção e exploração de cada um dos Blocos”.