3
1

ANPG prepara exploração das bacias do Baixo Congo e do Kwanza

As empresas já podem aceder ao pacote de dados para a exploração petrolífera das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, sendo que em breve será feito o anúncio oficial para as licitações.

1
2
Fotografia
:
DR

A informação foi avançada através de um comunicado da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), recepcionada, recentemente, pela Economia & Mercado (E&M).

A ANPG informa, no documento, que está disponível o pacote de dados para a exploração petrolífera nas BaciasTerrestres do Baixo Congo (CON1, CON5 e CON6) e do Kwanza (KON5, KON6, KON8, KON9, KON17 e KON20).

Segundo a instituição, as empresas que pretendam consultar os dados das bacias citadas e outras disponíveis, bem como participar num “Data Show Room” que será realizada pela concessionária nacional, deverão manifestar o seu interesse através da página web da ANPG (www.anpg.co.ao).

De acordo com o Cronograma de Actividades do Processo de Licitação 2020, lê-se no comunicado da ANPG, estavam criadas todas as condições para que até ao final do mês de Maio fosse feita a divulgação do anúncio de intenção de lançamento do concurso público, nos termos do Decreto Presidencial n.º 86/18, de 02 de Abril.

No entanto, informa a agência, devido aos constrangimentos conjunturais actuais, causados pela pandemia da Covid-19, admite, a data poderá sofrer pequenos ajustamentos.

“É importante realçar que apesar da conjuntura adversa, não se alteraram os objectivos das licitações calendarizadas anteriormente”, sublinha a agência angolana no referido comunicado, sublinhando, no entanto, que mantém-se válida a necessidade de dinamizar e dar continuidade às operações petrolíferas no País, com destaque para a actividade de exploração.

Segundo o comunicado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis promete publicar, oportunamente, no seu portal e nos meios de comunicação nacionais e internacionais, mais informação a respeito da evolução do processo, bem como o anúncio de intenção de lançamento do concurso público, nos termos do Decreto Presidencial n.º 86/18, de 02 de Abril.

A ANPG é a concessionária nacional, detentora dos direitos mineiros para a prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos em todo o território angolano.

7