3
1

Anseba compromete-se a pagar pelo Kero mais que o Estado gasta com os Bombeiros

O valor que a Anseba se compromete a dar ao Estado nos próximos 10 anos é superior em 200 milhões de kwanzas.

1
2
Fotografia
:
DR

A Anseba, vencedora do concurso público para exploração de 12 lojas da rede de supermercados Kero, assinou um contrato em que se compromete a pagar ao Estado 1,40 mil milhões de kwanzas, todos anos, equivalentes a 2,70 milhões de dólares.

O valor fixo a ser pago pela Anseba é maior que a verba que o governo fixou para cobrir as despesas do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. O Orçamento Geral de Estado fixou despesas para os bombeiros no valor de 1,20 mil milhões de kwanzas, equivalentes a 2,30 milhões de dólares.

O valor que a Anseba se compromete a dar ao Estado nos próximos 10 anos é superior em 200 milhões de kwanzas, cerca de 380 mil dólares americanos, ao valor que o governo definiu para cobrir os encargos dos bombeiros em 2022.

Não obstante esse valor que é fixo, a Anseba terá ainda a obrigação de pagar um valor variável de 3% sobre o valor total das receitas anuais. Isto significa que a empresa se compromete a pagar mais do que os 1,40 mil milhões de kwanzas que constam do comunicado do IGAPE- Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado.

Além da Anseba, que saiu vencedora, participaram no concurso público para a gestão do Kero as empresas Alimenta Angola e a Camarufi.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado