3
1
PATROCINADO

Aposta em tecnologia contribui para a mitigação dos efeitos da pandemia

Redacção_E&M
3/11/2021
1
2
Foto:
DR

Aposta em tecnologias tem contribuído para a mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19, concluíram os participantes do Fórum sobre Transformação Digital em Angola no período Pós-Covid, da Huawei.

De acordo com o Secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Oliveira, a transformação digital é, actualmente, considerada como um processo incontornável para acelerar o desenvolvimento económico e social e melhorar a competitividade numa perspetiva da inserção global e regional.

“Nunca a ciência e o desenvolvimento tecnológico estiveram tão ao serviço da sociedade”, disse, tendo destacado o aumento dos índices de literacia digital no país ano após ano. “Com o desenvolvimento das forças vivas da Nação, Angola tem sido bem-sucedida na mitigação dos efeitos da pandemia, e para tal, contribuem os sectores público e privado nas infra-estruturas de telecomunicações, em destaque com acesso aos cabos submarinos e internacionais, e os serviços e aplicações associados”.

Referiu ainda que, pensando no pós-pandemia, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informaçãoe Comunicação Social (MINTTICS) considera “oportuno e pertinente a promoção de uma acção coordenada e eficaz as áreas de infra-estrutura, investimento, inovação e inclusão, enquanto factores determinantes para expansão da conectividade bem como para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes, que vão desde a inteligência artificial (IA) ao 5G, como sendo os pilares centrais para a transformação digital”.

De acordo com Mário Oliveira, foi relevante a realização do Fórum sobre Transformação Digital em Angola no período Pós-Covid em parceria com a Huawei, enquanto provedora global de soluções integradas de última geração. O evento foi uma oportunidade para apresentar ao país as principais acções em curso, realçando as iniciativas e experiências para acelerar a transformação digital em Angola, ao mesmo tempo se actua contrapondo com os desafios da Covid 19.