3
1

Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca distinguido com o prémio Global Best Projects da ENR

Tutelado pelo Ministério da Energia e Águas, o projecto foi galardoado nos Estados Unidos com o prémio Global Best Projects – o Óscar da engenharia mundial, informou hoje em nota a OEC Angola.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

O anúncio foi feito recentemente pela conceituada publicação americana Engineering News Record (ENR), título especializado no sector da engenharia e construção a nível global, que galardoou o projecto do Aproveitamento Hidreléctrico de Láuca como o melhor projecto do ano na categoria Energia/Industrial.

De acordo com o documento distribuído à imprensa, é a primeira vez que um projecto em Angola é reconhecido com o “Best Project Award”, a mais importante distinção do sector da engenharia e construção a nível global.

A cerimónia de entrega dos respectivos prémios, conforme se pode ler na nota da OEC Angola, está marcada para o dia 9 de Dezembro deste ano, na cidade americana de Nova York, e será transmitida online.

Para o presidente da empresa construtora do projecto do Aproveitamento Hidreléctrico de Láuca, esta distinção reconhece o compromisso do Governo de Angola, da empresa e dos seus trabalhadores com a entrega de obras cuja engenharia e construção seguem padrões internacionais.

“As equipas que participam nestas obras dedicam-se intensamente, desde a concepção do projecto até à sua entrega, e merecem todo o reconhecimento por nos possibilitarem estas conquistas”, disse Marcus Azeredo.

A OEC Angola informa do no seu documento que este é o décimo ano consecutivo em que a empresa tem pelo menos um dos seus projectos reconhecidos pelo Global Best Projects com o Oscar da Engenharia, tendo conquistado até ao momento 19 prémios.

Nesta edição, a ENR, revista americana cuja reputação no sector da engenharia e construção é mundialmente reconhecida, os organizadores da premiação afirmam terem recebido um número recorde de inscrições – mais do dobro dos projetos avaliados em média nos últimos anos. Ao todo, este ano foram distinguidos 30 projectos, distribuídos por 21 países.

Na mesma edição, a revista distinguiu o projeto Vias de Luanda, também construído pela OEC Angola, com o Prémio de Mérito na categoria Renovação/Restauração.

O Best Project Award, promovido pela revista americana Engineering News-Record (ENR), reconhece e distingue projectos inovadores, sustentáveis, cuja qualidade de engenharia e construção é amplamente verificada e reconhecida pelo júri, assim como o grau de diversidade global das equipas que os implementam.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca possui capacidade total de potência instalada de 2.070 MW, sendo responsável por cerca de 50% da energia gerada em Angola. O empreendimento contribui significativamente para a estabilidade do sistema elétrico do país, tendo proporcionado uma drástica redução dos apagões em Angola e a diminuição em 55% do consumo de combustíveis fósseis na geração de energia, sendo também responsável pelo abastecimento de aproximadamente oito milhões de habitantes.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado