3
1
PATROCINADO

Ásia e África têm maior número de subnutridos

Ladislau Neves Francisco
22/12/2021
1
2
Foto:
DR

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Ásia com 418 milhões e África com 282 milhões de pessoas, são os continentes com maior número de subnutridos.

Os dados constam no relatório da ONU sobre o peso da pandemia da Covid-19 na vida dos cidadãos em todo mundo, publicado recentemente no site da FAO.

Além dos dados que dão conta da existência de 418 milhões de subnutridos na Ásia e de 282 milhões de subnutridos em África, o relatório dá ainda conta que em termos absolutos e proporcionais a fome disparou em 2020, já que cerca de 9,9 por cento de todas as pessoas foram estimadas como desnutridas no ano passado, contra 8,4 por cento em 2019.

O relatório dá ainda conta de que há também um aumento na desigualdade de gênero neste capítulo, já que, para cada 10 homens com insegurança alimentar, havia 11 mulheres com insegurança alimentar em 2020 (contra 10,6 em 2019).

Segundo o documento, a pandemia provocou recessões brutais e prejudicou o acesso aos alimentos. No entanto, mesmo antes da pandemia, a fome já estava a se espalhar atrasando o progresso na desnutrição. Pelo que, o documento recomenda que se Integre políticas humanitárias, de desenvolvimento e de consolidação da paz em áreas de conflito, por meio de medidas de proteção social para evitar que as famílias vendam seus poucos bens para comprar alimentos.