3
1

Assimetrias regionais promovem êxodo rural

As assimetrias regionais e os mais de 20 anos de guerra fizeram de Angola um dos países com maior índice de concentração populacional de África, tendo mais de 60% da população nas cidades do país.

1
2

O êxodo rural, um fenómeno universal com maior incidência nas cidades do terceiro mundo – onde há grandes disparidades de condições de sobrevivência entre as capitais das províncias e as capitais dos países –, é apontado pelo demógrafo João Lukombo Nzatuzola como uma das principais causas da concentração populacional nas grandes cidades. No caso de Angola, acrescentou, “o fluxo de movimentação de pessoas e bens agudizou-se por causa do longo período de guerra”.

Segundo Lukombo Nzatuzola, as condições de assentamento das populações, a distribuição de bens e serviços de primeira necessidade e a preservação do meio ambiente, que se acrescentam às dificuldades de mobilidade e acessibilidade, são as principais consequências da concentração populacional urbana, as quais, em Angola, “são visíveis, palpáveis e com efeitos nefastos”, sublinhou.


Leia mais na edição de Abril de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7