3
1
PATROCINADO

BAD financia projectos sustentáveis com 102 milhões USD

Fernando Baxi
13/9/2024
1
2
Foto:
DR

Programa prevê beneficiar directamente um milhão 104 mil 728 agricultores, dos quais 50% devem ser mulheres.

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento disponibilizou, recentemente, 102,79 milhões USD para o Programa Multinacional de Promoção de Cadeias de Valor Agrícola Sustentáveis em três países (Guiné-Conacry, Senegal e Togo), apurou a E&M.

O programa, que prevê beneficiar directamente um milhão 104 mil 728 agricultores, dos quais 50% devem ser mulheres, conforme o BAD, será concretizado em zonas especiais de processamento agro-industrial que promovam cadeias de valor agrícola sustentáveis.

Segundo ainda aquela instituição de crédito, o programa alarga a integração das alterações climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa em três projectos de zonas especiais de transformação agro-industrial (SAPZ) em curso na Guiné-Conacry, Togo e Senegal.

“Projecto de transformação agro-industrial do Togo; Agropole-Sud no Senegal e Programa de Desenvolvimento das Zonas Especiais de Transformação Agro-Industrial de Boké e Kankan na Guiné-Conacry (PDZSTA - BK)”, aludiu o BAD, instituição financeira continental que tem a missão de estimular o desenvolvimento económico dos países membros.

Kazuhiro Numasawa, director da Divisão do BAD, responsável pelas operações SAPZ, mostrou-se satisfeito com o respectivo projecto por ser o primeiro financiamento do Fundo Verde Climático (GCF) para apoiar o Programa Especial de Processamento Agro-industrial (SAPZ) em África.