3
1
PATROCINADO

BAI detém maior liquidez no sistema bancário

Fernando Baxi
30/8/2024
1
2
Foto:
DR

Maior banco do SBA, sugerem analistas, tem liquidez para suportar as obrigações de curto prazo sem recorrer à venda de outros activos ou a financiamentos adicionais.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) é a instituição do sistema bancário nacional (SBA) com maior capacidade de honrar obrigações de curto prazo, apurou a E&M, após análise aos balancetes da banca do segundo trimestre de 2024.

Da análise aos balancetes, pôde-se observar que o BAI tinha de ‘disponibilidade’ pelo menos um bilião de Kwanzas (mil milhões USD ao câmbio do dia) e representava 23% do activo, sinalizando alta liquidez.  

Face ao montante da rubrica acima, o maior banco do SBA, sugerem analistas, tem liquidez para suportar as obrigações de curto prazo (saques de clientes e outras despesas operacionais) sem recorrer à venda de outros activos ou a financiamentos adicionais.

A disponibilidade elevada (alta liquidez), na visão da crítica, pode reflectir uma gestão prudente dos riscos, garantindo que a instituição bancária, no caso o BAI, tenha reservas suficientes para suportar possíveis adversidades.  

O montante da ‘disponibilidade’, continuou a crítica, indica igualmente que o BAI dispõe de reservas para outros investimentos ou expandir as operações, visto que 23% do activo está em forma líquida. O indicador também sinaliza saúde financeira, num momento de incerteza económica.

As posições do BAI, relativamente à rubrica em questão, sugerem pesquisas da E&M, vai ao encontro do Banco Nacional de Angola (BNA), pois exige que as instituições bancárias mantenham um certo nível de activos líquidos para garantir a solvência e capacidade de enfrentar crises financeiras.

Manter um nível adequado de disponibilidades permite a qualquer banco mitigar riscos relacionados à falta de liquidez, que podem comprometer a confiança dos depositantes e a sustentabilidade financeira da instituição.

“A rubrica disponibilidade é relevante no balanço, pois representa os activos mais líquidos da instituição financeira, que incluem principalmente o dinheiro em caixa e os depósitos disponíveis em outras instituições financeiras, tais como bancos centrais e correspondentes bancários”, explicou Frederico Ventura, que já esteve ligado à administração de um banco angolano.    

O montante da ‘disponibilidade’ do BFA no período em análise foi de 673,4 mil milhões Kz; BIC 541,6 mil milhões Kz; ATLANTICO 338,9 e BPC 323,7 mil milhões Kz.