1

Banco Economico lança “Depósito Rendimento Flexível”

O Banco Economico lançou, recentemente, em Luanda, uma aplicação de poupança a longo prazo que dá, aos investidores, a possibilidade de ter acesso imediato aos fundos aplicados.

1
2
Michel Pedro
Fotografia
:
DR
Michel Pedro

Com uma taxa de rentabilidade até 12%, o novo DepósitoRendimento Flexível privilegia modalidades de subscrição de maior prazo,para estimular os clientes para a adopção de conceitos de poupança mais sustentáveis.

De acordo com uma nota de imprensa chegada à redacção da E&M, o objectivo do banco é retirar as barreiras que os clientes encontram na altura de mobilizar os capitais investidos, o que, na visão deste banco, constitui um dos principais entraves à poupança a longo prazo em Angola.

Continuando, a nota imprensa espelha ainda que tais entraves levavam os clientes a preferirem aplicações de curto prazo, por acharem que podem, a qualquer momento, precisar do dinheiro investido no banco.

No entanto, o Banco Económico considera que a taxas de rentabilidade deste novo depósito aprazo de “muito competitivas”, que por trazer a inovação de disponibilizar de imediato um descoberto na conta à ordem, caso se verifique uma necessidade de liquidez imprevista.

Para efeito, o Depósito Rendimento Flexível tem um montante mínimo de subscrição de 250.000 kwanzas para clientes particulares e 500.000 kwanzas para clientes Umoxi (affluent). Paralelamente a isto, são permitidos reforços pontuais, ou ainda estabelecer um plano de entregas periódico, com alterações de periodicidade e montantes, a qualquer momento.

Segundo a Administradora do Banco Económico, Henda Teixeira, "o banco tem vindo a implementar uma estratégia de segmentação de mercado, com o objectivo de criar produtos e serviços que antecipem as necessidades dos clientes e respondam às expectativas dos diferentes perfis de consumidores”.

“Esteposicionamento implica, também, o estudo e a análise rigorosa do comportamentodos consumidores, face aos diversos produtos bancários e financeiros existentes”,disse a dirigente, salientando que “o conceito de poupança ainda enfrentaalguns desafios no mercado angolano”.

Por isso, continua,Henda Teixeira, “o Depósito Rendimento Flexível foi concebido para estimular aapetência por aplicações com prazos mais extensos, privilegiando o longo prazocom uma taxa de rentabilidade mais atractiva".

Deste modo, a aplicação disponibiliza opções de subscrição para 12, 18 e 24 meses com taxasTANB (Taxa Anual Nominal Bruta) até 12%, sempre com os juros pagos mensalmente.

Esta aplicação não permite realizar mobilizações antecipadas durante o prazo do contrato.Porém, em caso de necessidade, o cliente poderá recorrer à possibilidade de descoberto associado ao produto, através da qual o banco permite a disponibilização de fundos até 80% do montante aplicado no depósito a prazo, de imediato, e com toda a flexibilidade de utilização e reembolso.

7