3
1
PATROCINADO

Banco Económico tem mais 15 dias para entregar seu Plano de Reestruturação ao BNA

Redacção_E&M
1/12/2021
1
2
Foto:
DR

O banco tem apenas mais 15 dias para fazer chegar o seu Plano de Reestruturação, para continuar a exercer a actividade no mercado financeiro nacional.

O Banco Nacional de Angola (BNA) havia estabelecido o dia 22 de Novembro como o limite do prazo para o cumprimento do procedimento em referência, o que não aconteceu, de acordo com uma publicação feita hoje pela Angop.

No entanto, em resposta ao pedido do Conselho de Administração do BE, o Banco Central decidiu atender o pedido, tendo estendido o prazo para até ao dia 7 de Dezembro do ano em curso.

Segundo a agência nacional de notícias, a informação foi avançada ontem, terça-feira, 30, pelo  vice-governador do BNA, Rui Minguêns, em conferência de imprensa, após a reunião do Comité de Política Monetária.

Entre outros requisitos a cumprir, o BNA espera que o documento incorpore o total de perdas no capital social do Banco, nos termos do artigo 243º da Lei n.º 14/21, de 19 de Maio, Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras, para se “salvar” o banco.

De acordo com a Angop, o BNA terá deliberado, a 29 de Outubro, acções correctivas para salvar o Banco Económico, das quais deliberou medidas como o aumento do seu capital social no valor mínimo de um bilião, cem mil milhões de Kwanzas, por via da reestruturação do empréstimo subordinado do Novo Banco (de Portugal), considerando a conversão parcial deste empréstimo, em acções desta instituição.

No entender do BNA, a deliberação citada visava assegurar a sua capitalização e tornar o banco mais sólido, seguro e sustentável, para a salvaguarda dos interesses dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro.

Assim sendo, o capital social mínimo definido será adquirido com base em  subscrição do remanescente em Títulos de Participação Perpétuos, com opção de reembolso anual, por iniciativa do emitente do Banco Económico, a partir do 10º ano da sua emissão.