3
1
PATROCINADO

Banco mundial aprova financiamento de 35 milhões USD para reforçar projectos de desenvolvimento no Malawi

Sebastião Garricha
21/6/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com o director executivo da Associação Internacional de Desenvolvimento, Floribert Ngaruko, o apoio será mediante financiamento baseado em resultados para as autoridades locais.

O Banco Mundial aprovou, através da Associação Internacional de Desenvolvimento, uma doação adicional de 35 milhões de dólares para o Malawi, com vista a aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades da população.

O montante irá também reforçar o desempenho institucional e a gestão dos recursos para a prestação de serviços, tendo em conta a crise económica que o país continua a viver, segundo informações divulgadas esta quinta-feira, 20, pela Rádio Moçambique.

De acordo com o director executivo da Associação Internacional de Desenvolvimento, Floribert Ngaruko, o apoio institucional será mediante um financiamento baseado em resultados para as autoridades locais.

Além disso, descreveu o financiamento adicional como um ganho nacional, atendendo aos desafios que são impostos a nível dos distritos, para a provisão de infra-estruturas públicas e melhoria das condições de vida.

Já o ministro das Finanças e Assuntos Económicos do Malawi, Simples Chithyola Banda, citado pela imprensa moçambicana, afirmou que o financiamento adicional revela que os doadores vão depositando confiança à actual gestão governamental.

Para Banda, o Governo está empenhado em melhorar o ambiente macroeconómico do país, através de políticas fiscais prudentes, além de garantir que a actual injecção financeira representa melhorias no trabalho desenvolvido.

A Associação Internacional de Desenvolvimento é parte integrante do Banco Mundial, com foco na ajuda aos países de baixa renda.

As subvenções e empréstimos com juros baixos ajudam os países a investirem no seu futuro, a melhorar vidas e a criar comunidades mais seguras e prósperas em todo o mundo.