3
1
PATROCINADO

Banco Mundial disponível para apoiar industrialização da mandioca

Cláudio Gomes
5/7/2021
1
2
Foto:
DR

A proposta foi apresentada recentemente pelo director do Banco Mundial (BM) em Angola, Jean Carret, a margem de audiência concedida pelo o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.

O também representante do Banco Mundial na República Democrática do Congo (RDC), São Tome e Príncipe, e Burundi disse que a instituição está igualmente pronta para apoiar outras iniciativas de desenvolvimento do país tanto no sector da indústria da comércio.

Na audiência, segundo o Jornal de Angola, Jean Carret abordou as linhas gerais para a cooperação e desenvolvimento de acções comuns no âmbito do apoio que a instituição multilateral presta a Angola.

O responsável valorizou, neste sentido, a aposta do Governo na produção da mandioca, que segundo a FAO, é o "alimento do século XXI, reafirmando a disponibilidade do BM para identificar projectos concretos de apoio.

Declarou ser também importante o país realizar projectos com uma forte componente de integração regional.

Por sua vez, o ministro da Indústria e Comércio afirmou ser de grande importância o apoio disponibilizado do BM em ajudar o país a fomentar projectos no âmbito transfronteiriço, tal como a construção de uma "ponte de ligação” entre Angola e a RDC, especialmente nos domínios ferroviário e rodoviário.

"Angola e o Congo, juntos, têm mais de 110 milhões de habitantes. Por isso, o desenvolvimento do comércio nestas regiões pode ampliar as transacções comerciais para mais de 300 milhões de pessoas da região”, disse o político.

Victor Fernando reafirmou, conforme avançou o Jornal de Angola, a aposta institucional angolana na industrialização, uma opção em que "a componente estratégica de estudos para investimentos é fundamental”, acrescentando que o país está a trabalhar na realização de estudos e mapeamento de  projectos com a Organização das

Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), uma acção que também poderá avançar com o BM, face ao interesse manifestado.