3
1
PATROCINADO

Banco Yetu vai apoiar produção nacional

José Zangui
20/1/2021
1
2
Foto:
DR

Banco Yetu é a primeira instituição financeira, em 2021, a reforçar a parceria creditícia através de um memorando assinado com o Ministério da Economia e Planeamento.

O Ministério da Economia e Planeamento e o Banco Yetu assinaram, ontem, em Luanda, um memorando de entendimento que vai facilitar e disponibilizar meios financeiros para projectos de produção de bens considerados prioritários.

A iniciativa tem também como objectivo reforçar o acesso ao crédito bancário no mercado angolano. Com a aposta no desenvolvimento económico e social, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), o banco Yetu disponibilizou, até ao momento, 2,3 mil milhões de kwanzas para o financiamento de vários projectos aprovados e executados.

Em 2020, a instituição bancária ocupou o 5º lugar, com 15 operações de crédito. No âmbito do PRODESI, dispõe de 15 projectos financiados, cinco aprovados, perfazendo 20 projectos programados, nas províncias do Kuando Kubango, Huambo, Benguela e Luanda.

Para 2021, o Banco Yetu é a primeira instituição financeira a reforçar a parceria creditícia.

O memorando foi assinado pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, e da parte da entidade bancária firmou o documento o presidente do Conselho de Administração do Banco Yetu, Rosário Matias.