3
1

Bancos divulgam listas com nomes de devedores

Dois bancos de angolanos decidiram divulgar listas com nomes de clientes particular e empresas com créditos por amortizar, informou, esta semana, a imprensa nacional.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

O Banco Keve, por exemplo, divulgou no dia 13 de Setembro de 2019, através de um comunicado, uma lista com nomes um total de 98 clientes, sendo 57 clientes particulares e 41  empresas com infracções por regularizar, visando o reembolsos dos créditos.

No documento, escreve o portal de notícias Macauhub, citando o jornal Mercado, a instituição financeira recomendou aos visados a dirigirem-se à Direcção Jurídica e ao Gabinete de Monitorização e Recuperação de Crédito no horário normal de expediente.

Ainda de acordo com a nota citada, os clientes arrolados na situação de incumprimento devem num prazo de oito dias úteis a contar da data da publicação do referido anúncio, procurar resolver a situação junto das instâncias competentes da instituição.

Segundo o Macauhub, o Banco Keve adoptou a medida de recuperação coerciva do crédito vencido depois de ter registado um prejuízo de dois mil milhões de kwanzas em 2018 e acumular um crédito malparado que passou de 10 mil milhões de kwanzas em 2017 para 21,1 mil milhões de kwanzas no final do ano passado.

Embora o crédito vencido tenha mais do que duplicado, o relatório e contas do banco referente a 2018 revela que o sector empresarial público reduziu a sua dívida no banco de 577,5 milhões de kwanzas em 2017 para 491 milhões de kwanzas em 2018, sendo as pessoas singulares os maiores devedores da instituição.

A divulgação da lista do Banco Keve surge duas semanas depois de o Banco de Poupança e Crédito ter publicado no Jornal de Angola, ocupando o mesmo espaço, uma lista de 160 empresas com dívidas por regularizar no maior banco público.

7