3
1

Bancos com mais de 100 novos projectos por aprovar

Um total 136 novos projectos que aguardam a aprovação da banca comercial local no âmbito da linha de financiamento do PRODESI, anunciou o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João.

1
2
Fotografia
:
DR

Os projectos, conforme anunciou, esta semana, se enquadram no Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA), com 45 projectos, na Linha de Crédito Deutsche Bank (2), Decreto Pesidencial 98/20 (6 bens de origem nacional), DP 98/20 (19 cooperativas) e Projecto de Apoio ao Crédito - PAC (64 projectos).

Segundo o responsável, que falava no Briefing Bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento, desde 2019, os instrumentos e produtos financeiros ao dispor do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) viabilizaram a aprovação de 757 projectos, perspectivando aproximadamente 48 mil postos de trabalho.

Mário Caetano João sublinhou, na segunda-feira da semana em curso, em relação à distribuição sectorial dos projectos aprovados, que 348 são ligados à Agricultura, 216 ao Comércio e Distribuição, 111 à Indústria Transformadora, 30 à Pecuária, 24 à Aquicultura, 23 à Pesca Marítima e 5 à Pesca Continental.

Por outro lado, quanto ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), o secretário de Estado para a Economia fez saber que foram registados 39 pedidos de crédito, num valor de 129,3 milhões de kwanzas.

Desde a operacionalização da linha de financiamento de microcrédito das Medidas do Alívio Económico, informou o dirigente, foram registados 2007 pedidos num valor aproximado de 4,8 mil milhões kwanzas.

Quanto ao registo dos dados, por categoria alimentar no Portal de Produção Nacional – PPN, Mário Caetano João disse que destacam-se os cereais com seis mil 125; leguminosas e oleaginosas (quatro mil 873); raízes e tubérculos (quatro mil 891); hortícolas (quatro mil e 43); e frutas,  com mil 755.

Estão também a indústria alimentar, com 647; agricultura diversos (562); pescas (497); indústria diversa (250); turismo (172); indústria de construção (174); indústria – recursos naturais (99); indústria – higiene e limpeza (96); apicultura (60); salinicultura (39); indústria – têxtil, vestuários e calçados (19); e indústria – vidro (21).

No âmbito do projecto de modernização das cooperativas de Angola, o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) lançou recentemente a plataforma PROMOVE, com o objectivo de capacitar e modernizar a gestão das cooperativas, e criar uma rede de gestores de cooperativas, preparados e disponíveis, para o apoio necessário aos empresários que estejam organizados desta forma.

Desde 23 de Fevereiro, deste ano, começaram a ser formados Mentores e Coaches (Instrutores) visando a materialização deste objectivo e principalmente a operacionalização do mesmo projecto.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado