3
1

Bancos desembolsaram 2,7 mil milhões kz para financiamento do crédito à habitação

Joaquina Dungue
2/5/2023
1
2
Foto:
DR

O sector bancário nacional desembolsou 2,74 mil milhões de kwanzas para o financiamento do crédito à habitação, ao abrigo do Aviso n.º 09/2022, de 06 de Abril.

A informação consta dos dados divulgados recentemente pelo Banco Nacional de Angola (BNA), no relatório anual e contas do exercício económico de 2022.

Até Dezembro de 2022, o sector bancário registou 193 processos de créditos ao abrigo do Aviso n.º 09/2022, de 06 de Abril, dos quais 48 encontravam-se em análise (24,87%); 33 aprovados (17,10%); 70 recusados (36,27%) e 42 créditos efectivos desembolsados (21,76%).

O BNA, segundo o relatório, julgou necessário a criação de condições para o desenvolvimento e fomento do crédito à habitação para aquisição de imóveis para habitação.

A posição do banco central assenta na relevância de promover a construção de imóveis e de criar condições para que os clientes bancários possam contratar créditos à habitação compatíveis com o nível médio de rendimento auferido

Neste sentido, lê-se no documento, publicou-se o Aviso n.º 09/2022, de 06 de Abril, sobre o crédito à habitação e à construção, que é de aplicação obrigatória pelas instituições financeiras bancarias de importância sistémicas no mercado nacional.