3
1
PATROCINADO

BCI recupera 12 mil milhões de kwanzas de crédito malparado

Redacção_E&M
17/3/2021
1
2
Foto:
DR

O Banco de Comércio e Indústria ( BCI) conseguiu recuperar doze mil milhões de kwanzas do seu crédito malparado, durante o ano de 2020, um valor positivo se comparado ao período homólogo de 2019.

De acordo com a Angop, num artigo publicado hoje, quarta-feira, 17 de Março, o aumento do capital  de 30 mil milhões de kwanzas desembolsados pelo governo, por via do Banco Nacional de Angola (BNA), contribuiu, sobremaneira, para o referido considerado animador.

Segundo a agência nacional de notícias, que cita a PCA do BCI, até Setembro de 2019, o banco contabilizou prejuízos avaliados em cinco milhões e 500 mil dólares americanos.

Conforme explicou a presidente do Conselho de Administração (PCA), Zenaida Gertrudes dos Santos  Zumbi, ontem, terça-feira, 16, na Grande entrevista da Televisão Pública de Angola (TPA), o banco fez uma avaliação mais aturada e estruturada em termos de  balanços, o que facilitou também alcançar os resultados.

No decorrer do referido período, avançou a gestora do banco de capitais público, a instituição financeira obteve uma liquidez de 8 mil milhões de kwanzas, sendo que foram ainda feitos depósitos na ordem dos 40&, o que o torna apto e sólido para qualquer investimento no mercado bancário.

Zenaida Gertrudes dos Santos  Zumbi disse que “estes resultados são também frutos do grande trabalho em equipe, tendo em conta a actual estabilização financeira do banco”.

Adiantou, a gestora, referenciada pela Angop, que o BCI tem vindo a desenvolver vários mecanismos para a contínua recuperação dos prejuízos, para permitir o financiamento de outros projectos, tendo-se em conta que esta instituição é um banco bom para ser investido.

De acordo com a PCA do BCI, as características do mercado bancário angolano apontam para um crédito malparado a rondar os 30%, quase 83% acima do sistema de alarme que sinaliza o risco de uma instituição financeira.

A estrutura accionista do BCI é constituída pelo Estado com 93,60, Sonangol com 1,13%, Endiama 0,45%, ENSA 1,13%, TCUL 0,45%, Porto de Luanda 1,13%, TAAG 1,13%, Angola Telecom 0,45%, Serval 0,45% e Bolama 0,08%.

O Banco de Comércio e Indústria iniciou a sua actividade comercial a 11 de Julho de 1991, e marca presença em todo o país.