O denominado Plano Nacional de Fomento das Pescas (PLANAPESCA), aprovado recentemente pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, vai contar com um pacote financeiro de 144 mil milhões Kz, equivalente a 290 milhões USD, repartidos em cinco anos, num montante anual de 28,8 mil milhões Kz.
O Plano a ser executado no quinquênio 2023-2027 prevê um crescimento médio anual da produção na ordem dos 4%, ao passo que o sal poderá contar com uma taxa de crescimento de 15%, segundo a notícia no Jornal de Angola.
Esse desempenho vai ajudar a passar das actuais 596 mil toneladas para 750 mil toneladas em 2027. Enquanto que se estima que a produção do sal passe das actuais 201 mil toneladas para cerca de 472 mil toneladas em 2027.
Este financiamento, disponibilizado pelo Executivo ao sector privado e operacionalizado pelo BDA, conta com uma taxa de juros bonificada, não superior a 7, 5 por cento.
O PLANAPESCA visa estimular a gestão sustentável dos recursos aquáticos vivos e a diversificação de fontes de receitas públicas, promover a competitividade e o emprego no sector.