3
1
PATROCINADO

Bebidas e telecomunicações lideram top 10 da Superbrands 2022

Cláudio Gomes
13/2/2023
1
2
Foto:
DR

As marcas de bebidas são as que foram mais referenciadas no Estudo ao Consumidor referente a 10ª edição da Superbrands, que colocou a Coca-Cola, Cuca e Nocal no top 10 da lista das marcas indicadas. 

O estudo que apresenta o vaticínio dos consumidores em relação as marcas que surgem espontaneamente na sua cabeça foi apresentado ontem, quinta-feira, em Luanda, pelo Senior Partner da Superbrands Angola, Pedro Vaz, indicando que as marcas de moda, tecnologia e bebidas, lideram a preferência de cerca de 79% do top 20 das marcas mencionadas.

Conduzido pela Keyresearch, empresa responsávelpela elaboração do estudo em 18 pontos amostrais da província de Luanda, abrangindo 1045 pessoas entrevistadas, o documento refere também que em termos da menção de marcas nacionais, bebidas, distribuição e alimentação surgem destacadas nas referências da população inquirida, representando 87%.

Ainda em relação às marcas exclusivamente nacionais, além da Coca-Cola, Cuca, Nokal e Eka, o documento refere que as marcas Pura, Blue, Coca-Cola e Booster, também destacaram-se obtendo uma representação de 53% do top 20.

De acordo com Pedro Vaz, houve um crescimento na área de bebidas, que apesar de não ser uma mudança muito grande, continuam a ser “muito importantes” e já dura cinco anos.

“O facto de as bebidas estarem no top 10 das marcas em Angola, significa que para a população são marcas muito importantes pela sua capacidade tradicional e são também pela parte histórica no país”, frisou.

A gestora Sénior de Comunicação da Marca Unitel, Petra Mendes, valorizou a publicação do estudo, considerando ser um mecanismo que permite tirar ilações claras sobre o que é que as pessoas falam e pensam, precisam e quais as suas reais necessidades. “Precisamos perceber se estamos no top, se não estamos e quais são as estratégias para melhorar e levar os melhores serviços para satisfazer os clientes. Permite monitorar o que é que o consumidor está a dizer e adaptar a estratégia de comunicação”, afirmou.

Por sua vez, a empreendedora Rose Palhares disse ser uma iniciativa louvável por se tratar de um mecanismo que vai apoiar os empreendedores angolanos, muitos dos quais, sem conhecimento do seu público e com muitas dificuldades de aceder a informações de perfil por não existirem estatísticas. “Ajuda-nos a ter a noção sobre o que as pessoas têm em mente, sobre o que é que elas têm noção e como precisam", disse, valorizando o trabalho da Superbrands. 

A Superbrands é uma organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países, anualmente distingue as marcas consideradas mais relevantes pelo mercado, avaliando as vantagens físicas e impacto que as mesmas têm no seu dia-a-dia. Está presente em Angola desde 2009.