3
1

Bloomberg anuncia crescimento económico para Angola

A economia angolana pode crescer 2,1 por cento em 2018, segundo a média prevista pela agência de informação financeira Bloomberg que projecta uma subida de 2,5 por cento para o próximo ano.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

A previsão dos especialistas da ‘Bloomberg Consensus’ como também é denominada, apresenta-se mais optimista em relação aos apresentados pelos analistas da Focus Economics, que anteciparam nesta quinta-feira, um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem dos 1,9 por cento este ano.

“A economia deve emergir da recessão em 2018 devido aos preços mais altos do petróleo, que são benéficos para o segundo maior produtor de petróleo na África subsariana”, afirmaram os especialistas da FocusEconomics durante a análise às economias africanas.

Estes analistas esperam um crescimento económico na ordem de 1,9 por cento este ano e uma aceleração para 2,3 em 2019, e depois uma subida para 2,8 em 2020 e 3,3 e 3,8 nos dois primeiros anos da próxima década.

 Por sua vez o Governo angolano estima um crescimento de 2,2 por cento, o que representa uma forte revisão face aos 4,9 por cento que previa até Junho.

7