3
1

BNA aplica sanções de 1,04 mil milhões Kz a 50 instituições financieras no 3º trimestre

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

Do total de sanções aplicadas, 40 correspondem às instituições financeiras bancárias e 10 correspondem às instituições financeiras não bancárias.

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou sanções a 50 instituições financeiras bancárias e não bancárias, que resultou em uma multa na ordem dos 1,04 mil milhões Kz.

De acordo com o Relatório de Acção Sancionatória elaborado pelo BNA, referente ao terceiro trimestre de 2022, do total de sanções aplicadas, 40 correspondem às Instituições Financeiras Bancárias (IFB´s), dos quais 12 processos sancionatórios incidiram sobre titulares de funções e/ou de cargos de gestão relevantes, e 10 correspondem às Instituições Financeiras Não Bancárias (IFNB´s).

As questões relacionadas com a matéria prudencial (entre elas, o incumprimento das normas sobre a concessão de crédito ao sector real da economia e o incumprimento das relações e rácios prudenciais) foi a que contou com maior número de processos, tendo sido averiguados 21 correspondentes às IFB´s, contra 11 processos correspondentes às IFNB´s. A cambial, por sua vez, contou com menos, prefazendo um total de oito processos para as IFB´s e um para as IFNB’s.

Para além das sanções pecuniárias, o BNA aplicou também medidas de suspensão da actividade de execução de operações cambiais, por um período de 45 dias, e revisão do manual de políticas e procedimentos de controlo interno.