3
1
PATROCINADO

BNA disponibiliza 25 milhões USD na primeira venda de divisas a prazo

António Nogueira
8/10/2020
1
2
Foto:
DR

Participaram deste primeiro leilão de divisas a prazo um total de 18 bancos comerciais. Iniciativa deverá permitir a que as instituições bancárias possam negociar venda a prazo com os seus clientes.

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou, nesta quarta-feira, 07, o primeiro leilão de divisas a prazo, no qual  foram disponibilizados ao mercado 25 milhões de dólares, com liquidação efectiva em D+30 (um mês depois).

Em comunicado, publicado na sua página oficial de internet, o banco central refere que participaram do referido leilão um total de 18 bancos comerciais, com uma procura global acima dos 33,3 milhões de dólares, resultando numa taxa de câmbio futura do kwanza em relação ao dólar norte-americano para 30 dias de 650,3870 kwanzas.

“Com a introdução de leilões a prazo, o Banco Central procura conferir maior previsibilidade ao mercado cambial e contribuir para a evolução informada da taxa de câmbio”, indica o comunicado, reforçando que a iniciativa vem instituir a prática de formação e utilização de taxas de câmbio futuras e estabelecer um mercado de futuros cambiais no sistema financeiro angolano.

Com a realização do presente leilão, acrescenta o comunicado do BNA, os bancos comerciais poderão negociar vendas a prazo aos seus clientes, “transmitindo desta forma maior segurança ao mercado no que diz respeito à disponibilidade de moeda estrangeira bem como à taxa de câmbio aplicável”.

Em  recentes declarações ao Jornal de Angola, a directora do Departamento de Mercados de Activos do BNA, Tânia Mendes, reforçou que estes leilões são também uma forma de “conferir maior previsibilidade da evolução da taxa de câmbio, uma vez que, com operações desta natureza, o mercado passa a ter uma referência de preço futuro, garantindo mais estabilidade à taxa de câmbio”.

A directora apontou como principal particularidade das operações a prazo, o facto de permitirem a compra ou venda de divisas para uma data futura a um preço acordado na data de negociação: a taxa de câmbio que é feita a venda já fica fixada no momento do leilão.