3
1

BNA e Acelera Angola lançam plataforma digital de avaliação de modelos de negócios

Redacção_E&M
11/1/2023
1
2
Foto:
DR

A Sandbox Regulatória vai facilitar o processo de avaliação e teste de novos modelos de negócios e tecnologias em desenvolvimento em Angola, informa uma nota do Banco Nacional de Angola (BNA).

O lançamento oficial da solução tecnológica está previsto para esta sexta-feira, 13, pelas 14 horas, com a qual se pretende acompanhar a evolução e modernização dos sistemas de pagamentos do país, como se pode ler no site da instituição.

O BNA quer responder prontamente os desafios que as fintech e instituições financeiras têm enfrentado no âmbito da inserção de novos produtos e serviços inovadores no mercado financeiro.

Segundo a nota, a plataforma digital vai disponibilizar um determinado número de vagas anuais e uma estrutura constituída por quatro etapas de trabalho, não especificadas. Incluem, portanto, 10 projectos seleccionados mediante candidatura prévia, com sessões sobre a regulamentação para obtenção de licenças e mentorias para a definição de uma estratégia de crescimento no mercado.

“A introdução da Sandbox Regulatória no ecossistema financeiro vem propiciar a criação de um canal activo onde a entidade reguladora e os inovadores poderão interagir e cooperar”, lê-se na nota.

Informa que a cooperação vai permitir rever e implementar novas normas como a melhoria do acesso aos serviços financeiros digitais, facilitar o processo da entrada de novos produtos e serviços no mercado, bem como aprimorar a regulamentação e os processos de supervisão do Banco Central.