3
1

BNA estuda formas para “salvar” Banco Economico

A informação foi avançada esta semana pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), que garantiu que a instituição continua a estudar as melhores vias para "salvar" a instituição financeira.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

A intenção, conforme avançou José de Lima Massano, é também a de salvaguardar a qualidade dos seus activos do Banco Economico. Citado pela Angop, o gestor disse que o Banco central continuam “a procura dos melhores caminhos, sendo que a instituição não tomou ainda nenhuma decisão quanto a esta matéria.

Segundo o governando do BNA,  a instituição continua olhar para um leque de opções, com base nos preceitos da Lei de Bases da Actividade Financeira em vigor, e que nos termos desse mesmo diploma legal o BNA não tem condições de descartar escolhas.

"Nos termos da referida Lei, não temos condições de destacar opções. O que temos estado a fazer é olhar para as melhores opções que continuam a ser efectuados", disse José de Lima Massano.

No entender do governador do BNA, este é um trabalho que começou em 2019, após a divulgação dos resultados da qualidade dos activos dos bancos, estando outras instituições congéneres também inseridas neste procedimento .

O processo devia terminar em 2020, informou o responsável, mas devido à pandemia da Covid-19 os prazos foram alterados, razão pela qual, Massano garante tornar pública a decisão final, tão logo concluir-se o “dossier”.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado