3
1

BNA garante 700 milhões de dólares para leilões

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, esta semana, que vai disponibilizar ao longo deste mês cerca de 700 milhões de dólares em moeda estrangeira aos bancos comerciais.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
Cláudio Gomes

O anuncio consta do primeiro comunicado de 2019, onde o banco central salienta que a venda de divisas se destina também para garantir os plafonds para cartas de crédito, bem como à liquidação de cartas de crédito, ao atendimento às casas de câmbio e às operadoras de remessas.

Após cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

Ontem, as taxas de câmbio mantiveram-se inalteradas frente às registadas no último dia de 2018, com a moeda europeia cotada a 354,828 kwanzas por euro (a 1 de Janeiro de 2018 transaccionava-se a 185,4 kwanzas por euro), o que corresponde a uma depreciação de mais de 47%, tendo atingido mínimos históricos há cerca de mês e meio (355,057kwanzas por euro).

7